Para reservas ligue (11) 3062-5338

©2017 por Gina Comunicações

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Destaques

Um Menu Especial

June 23, 2014

 

Decidi preparar um pequeno presente para os leitores deste blog

 

 

 

Três receitas. Uma entrada, um prato e uma sobremesa. Vocês decidiram a ocasião talvez o dia dos namorados que esta pertinho ou outra.

Neste primeiro post começarei pela sobremesa e nos próximos dias completarei o menu.

Esta sobremesa parte de uma idéia de minha chef patissier, a Deborah, quem quis prestigiar o Pettirosso com uma sobremesa que tem tudo a ver com o que a gente faz melhor: Massa.
Esta receita vai dar um pouco de trabalho, por isso, estou publicando ela primeiro, para ir praticando-a al menos uma vez antes da data que se tem em mente.

Canestrelli ripieni di ganache, calda de caramelo, avelas e peras ao porto

 Ingredientes para 2 pessoas:

farinha de trigo 100 gr
ovo inteiro 1
açucar 100 gr
avelas 20 gr (1 colher de sopa)
chocolate com 70 % de cacao 60 gr
creme de leite 150gr
manteiga 50 gr
pera willyams verde 1 und
vinho do porto 50 ml
agua mineral 200 ml

Preparo:

Prepare uma massa misturando numa tigela 100 gr de farinha junto a 1 ovo. A massa deve resultar elástica e lisa, sem grudar nas maus, se precisar aumente pouca farinha ou pouca água, se ficar muito seca e vice-versa.

Envolva em papel film e deixe descansar por 30 min na geladeira.
Prepare um ganache derretendo a banho maria (a tigela nao deve ter contato com a agua) o chocolate junto com metade da manteiga.

Aqueça numa panelinha metade do creme de leite ate ferver. Despeje o creme de leite sobre o chocolate e a manteiga completamente derretidos; com uma colher ou um pão duro, misture ate o composto ficar liso e homogêneo. Deixe resfriar.

Prepare agora as peras. Corte-as ao meio e retire o miolo com as sementes. Nao descasque o fruto.
Numa frigideira anti aderente, coloque outra metade da manteiga, deixe aquecer levemente e coloque as pêras com a polpa para baixo, elas deverão cozinhara assim, em fogo leve, ate a polpa ficar bem dourada, 10 minutos deveriam ser suficientes. Agora acrescente 50 gr de açúcar, o vinho do porto e 200 ml de agua previamente aquecida. deixe cozinhar por mais 30 minutos tampado ou ate que a pêra fique macia. Reserve.

Agora retire da geladeira a massa e com um rodo de macarrão ou com uma maquina para esticar massa afine ela o mais possível, ate ela ficar quase transparente.

Recorte quadrados de 4 cm e, colocando no meio um pedacinho de ganache do tamanho de uma cereja, feche unindo os quatro cantos, formando uma cestinha de massa ou “canestrello” em italiano. Tome cuidado para que no interior dos canestrellos nao fique ar e feche muito bem apertando com as pontas dos dedos.

Prepare 4 canestrelllos para cada pessoa.
Agora prepare o molho de caramelo. Numa pequena panela coloque os restantes 50 gr de açúcar e em fogo lento espere derreter ate um ponto de caramelo claro. Aqueça em outra panelinha o resto do creme de leite e despeje por cima do caramelo, mexa energicamente ate o composto ficar cremoso.

Agora ira montar a sobremesa.

Prepare uma panelinha com água e leve a ferver, cozinhe nessa água, neutra obviamente e sem sal, os canestrelli por 2 minutos, escorra e despeje-os na frigideira com o molho de caramelo, que, se for necessário poderá diluir levemente com algumas colheres de água quente. Puxe a massa no molho por 30 segundos em fogo suave e sirva num prato com o molho e 2 ou três avelas. Acomode do lado da massa doce uma metade de pêra regada com seu molho reduzido.
lembre que uma receita as vezes da mais medo e parece muito mais difícil ao ler do que realmente é sua execução, por isso desafie-se com esta sobremesa original. Em breve as outras duas receitas.
Se tiver alguma duvida podem escrever por aqui e eu responderei.

Boa sorte!!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga a gente

Please reload

Tags

Please reload

Arquivos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon